Pular para o conteúdo principal

Você sabia que sua multa pode ter sido entregue fora do prazo?

Neste post, tentarei esclarecer alguns pontos sobre a perda do Direito de punir do Estado nos casos de infrações de trânsito (multas) e como se procede quando a notificação chega pelos Correios. É bom salientar que muitos casos de motoristas multados que nos procuram em nosso escritório possuem vícios, ou seja, erro por parte do Departamento de Trânsito na hora de autuar o motorista, e um dos erros mais comuns acontece na hora notificar o motorista, visto que o  órgão responsável tem 30 dias pra entregar essa notificação. O Código de Trânsito Brasileiro é claro segundo o artigo  281, Parágrafo único, inciso II , quando diz que o procedimento que é aberto para punir o motorista que cometeu alguma infração, deve ser arquivado se não existir notificação. “Art. 281. A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível. Parágrafo úni

Você sabia que sua multa pode ter sido entregue fora do prazo?






Neste post, tentarei esclarecer alguns pontos sobre a perda do Direito de punir do Estado nos casos de infrações de trânsito (multas) e como se procede quando a notificação chega pelos Correios.

É bom salientar que muitos casos de motoristas multados que nos procuram em nosso escritório possuem vícios, ou seja, erro por parte do Departamento de Trânsito na hora de autuar o motorista, e um dos erros mais comuns acontece na hora notificar o motorista, visto que o  órgão responsável tem 30 dias pra entregar essa notificação.

O Código de Trânsito Brasileiro é claro segundo o artigo  281, Parágrafo único, inciso II , quando diz que o procedimento que é aberto para punir o motorista que cometeu alguma infração, deve ser arquivado se não existir notificação.


“Art. 281. A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível.

Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:

I - se considerado inconsistente ou irregular;
II - se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação. (Redação dada pela Lei nº 9.602, de 21.1.1998)”


Tal artigo do Código de Trânsito Brasileiro trata da perda do Direito do Estado de punir (decadência) por perda de prazo, ou seja, se a infração foi cometida ao dia 01/01/2018, o órgão responsável pela emissão da multa (seja ele municipal, estadual ou Federeal) terá até o dia 01/02/2018, para notificar o motorista que cometeu a suposta infração. O que ocorre é que não é raro o caso em que o motorista recebe notificação após esse prazo, sendo  multado e tendo os pontos descontados da carteira sem apresentar defesa contra o ilegal, além do mais, alguns motoristas até mesmo por consulta pelo site do Departamento Estadual de Trânsito, pagam a multa mesmo sem serem notificado.

Doutora, então se é Lei, por qual motivo o Departamento responsável notifica e aplica a punição mesmo fora do prazo?

Pois bem, como todos nós sabemos, assim como alguns cidadãos infringem a Lei, agentes do Estado também fazem isso. Nesse tipo de caso específico é comum que processos de cassação ou mesmo suspensão de CNH, sejam repletos de erros e vícios e mesmo tendo graves falhas na aplicação das multas, ficando os cidadãos impedidos de exercer seu Direito de dirigir por causa de atos abusivos e ilegais praticados pelo próprio Estado.

Mas o que fazer quando a notificação chega fora do prazo?

A partir da data em  que o motorista é notificado da infração, começa a contar o prazo de dez dias para apresentação da Defesa Prévia, perante a junta de recursos administrativos e é justamente nesse momento onde esse tipo de questão será arguida, sendo pedido o arquivamento do procedimento que apurou a infração por perda do Direito de punir.

Mas e a pontuação, será lançada?

Como dito antes, o procedimento é arquivado e o efeito prático disso é que o Estado perde todo direito de punir, seja por multa ou por pontuação.

Para mais esclarecimentos e para receber novas publicações, inscreva-se no Blog e curta nossa página no Facebook.

Link: https://www.facebook.com/doutoramaricerezende/

Para mais esclarecimentos com relações a processos administrativos ou Judiciais o contato pode ser feito atrvés do  número (21) 99658-1765 (Whatsapp)

Doutora Marice Ferreira de Rezende Rosaes
OAB/RJ n°138.317
(21) 99658-1765 (Whatsapp)

Felipe Feliciano Vieira

(21) 98997-4142 (Whatsapp)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vara de Execuções Penais, PROJUDI e a tecnologia que evoluiu pra atrapalhar.

Um Excelente 2018  a todos os amigos e clientes! Como tema da primeira postagem, irei tratar de assunto voltado à área que tenho atuado por muitos anos, que diz respeito à aplicação da pena a quem foi retirado do convívio da sociedade e teve a liberdade privada, para que conforme a aplicação da pena seja resocializado, tendo seu Direito à liberdade reestabelecido. Vara de Execuções Penais – A agonia dos presos , advogados e defensores Infelizmente no Brasil quando se fala de Poder Judiciário, o que vem ao pensamento são seus atributos negativos, por exemplo, a morosidade, a ineficiência e seu alto custo. Quando se trata de seres humanos presos, pobres e negros principalmente, acreditem, a coisa fica muito mais complicada, afinal de contas, não são presos no âmbito da operação Lava-Jato que tem direito a terem sala de cinema pra amenizarem as auguras do cárcere. Nesse sentido, o que era difícil para quem está preso, ficou muito pior quando a Vara de execu